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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedagogia Waldorf estará presente na Fenekids 2013 :: 28 Nov a 01 Dez

Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, a Associação Pedagógica Waldorf do Recife participará da maior feira da criança e gestante do Nordeste, a Fenekids.
Por meio deste evento, o conjunto de iniciativas que fazem e apoiam a Pedagogia Waldorf, em Pernambuco, apresentará ao público, presente na feira, os princípios que baseiam os jardins de infância e as escolas Waldorf.  
De acordo com a terapeuta ocupacional e pedagoga, Pilar Borba, a Pedagogia Waldorf busca, por meio da auto-educação constante do educador, do estudo do desenvolvimento da criança e de suas necessidades, diminuir cada vez mais o “educar em massa”.
“Ela propõe que se perceba individualmente cada ser. Que possamos enxergar o único e precioso ser que habita cada corpinho que nos é entregue a cada dia para cuidar e educar. Que tenhamos reverência diante de cada criança, mesmo porque ela é nosso maior mestre.", explica Pilar. 
O stand da Pedagogia Waldorf, na Fenekids, representará aspectos básicos da pedagogia, como, por exemplo, a forte presença de elementos naturais, tanto na composição dos brinquedos utilizados pelas crianças, como para compor o ambiente escolar.
Os trabalhos manuais, desenvolvidos pelos professores,  pais e crianças, como crochê, ponto cruz, aquarela e marcenaria  também serão expostos no stand.
 “O  trabalho manual resgata os movimentos primordiais do ser humano, amplamente desvalorizados nos dias atuais onde impera a tecnologia. A Pedagogia Waldorf quando desenvolve trabalhos manuais, artisticamente falando, é porque acredita-se que os trabalhos feitos com as mãos, levam para fora o impulso do coração.”, explica a docente e coordenadora do curso de formação em professores walforf no Brasil, Kátia Galdi. 
 
MAIS SOBRE A PEDAGOGIA WALDORF
Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da antroposofia, deixou, por meio de sua obra, uma imensa contribuição para a compreensão das necessidades básicas do Homem. De acordo com Steiner, tudo que o adulto faz, pensa e sente diante da criança está sendo impresso em sua alma e em seu corpo para toda sua vida; e, que todos esses registros positivos e negativos irão colaborar na sua forma adulta de ser e ainda mais, que sua saúde física, emocional e mental irá depender em grande escala da maneira como essa criança foi acolhida, tratada, educada e amada, principalmente nos seus três primeiros anos de vida.
Abarcando de forma ampliada as dimensões física, motora, emocional, estética, social, cognitiva e espiritual, a Proposta Pedagógica Waldorf e seu currículo contemplam todos os aspectos legalmente previstos para a educação no país. Procura desenvolver nos jovens as qualidades necessárias para que saibam lidar com as demandas constantes e velozes mudanças atuais. Principalmente, procura despertar a vontade de atuar no mundo de forma cada vez mais consciente, de seguir conhecendo-se a si mesmo e assumindo a realização de seus ideais com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento e de relacionamento.
 
MATERNAL E JARDIM DE INFÂNCIA WALDORF


As crianças do maternal e jardim de infância aprendem principalmente através da imitação, e a imaginação é o seu universo natural. O objetivo do jardim é desenvolver na criança pequena um senso de admiração e reverência por todas as coisas da natureza e pelas qualidades de confiança e coerência nas relações humanas. É nesta fase, entre zero e sete anos, que se formam as bases do desenvolvimento humano: por imitação, a criança aprende a andar, falar, pensar e respeitar o mundo. Ela precisa ter confiança no ambiente que a cerca e, por isso, as salas de maternal e jardim de infância remetem ao aconchego do lar – quintal com árvores, horta, brinquedos de materiais naturais…
Em seu próprio ritmo, a criança aprimora a linguagem oral com cantos, rodas e versos. A motricidade ampla é experimentada em brincadeiras de quintal, pular corda, subir em árvores. Pinturas, desenhos e trabalhos manuais propiciam a motricidade fina. Conceitos éticos são vivenciados em contos de fadas, nas comemorações das festas do ano e nas relações com adultos e demais crianças. Tudo isso cria uma expectativa pelos assuntos acadêmicos e experiências que virão a seguir, na fase propriamente escolar.
 
ENSINO FUNDAMENTAL WALDORF
No Ensino Fundamental, a proposta Waldorf é educar crianças para que se tornem jovens aptos a enfrentar a vida com coragem, alegria e ideias inovadoras. Todo o ensino é acompanhado por atividades artísticas. O aluno é convidado a se apropriar dos conhecimentos cognitivos e a se interessar pelas matérias curriculares. Primeiro experimentar, observar, descrever, depois aprender: desta forma, a profunda e efetiva compreensão dos fenômenos é possível.
Além de considerar e utilizar o currículo oficial do país, preocupa-se também com a adequação às necessidades evolutivas da criança, preparando-a para conhecer e assumir a si mesma. Através da orientação de um professor principal de classe, os alunos são acompanhados por vários anos, promovendo oportunidades para que o dom nato da imaginação possa se transformar gradualmente na criatividade adulta, somada à capacidade de ação (fonte: Federação das Escolas Waldorf do Brasil).
SOBRE A PEDAGOGIA WALDORF EM RECIFE
A Pedagogia Waldorf no Recife deu seus primeiros passos em 1992, e, em 1999, o sonho foi concretizado com a implantação da primeira Escola Waldorf na Cidade. No dia 02 de Agosto de 1999, a Escola iniciou suas atividades, com uma sala de Jardim de Infância. No mesmo dia, aconteceu a fundação da Associação Pedagógica Waldorf Recife, entidade sem fins lucrativos, responsável pela manutenção da Escola e pela divulgação desta Pedagogia.
Em 2008, foi implantada a primeira turma do ensino fundamental na Escola Waldorf Recife, fruto de um forte movimento de mães, pais e educadores envolvidos com atividades necessárias à viabilização deste importante passo. E, em 2012, a mudança para uma nova sede, mais ampla, no Rosarinho, atendeu à necessidade de expansão desta escola, recebendo mais de 80 famílias, 110 alunos, 16 professores e 6 funcionários. Foi também em 2008 que ocorreu o início da primeira turma de formação de professores, promovido pela mesma Associação Pedagógica Waldorf do Recife.
Fruto deste trabalho consistente - a experiência prática na Escola e a formação teórica no Curso-, outras iniciativas puderam surgir na região. A primeira foi o Jardim Maturi, em Olinda, neste mesmo ano. Em seguida, vieram os Jardins Curumim, na Iputinga; Alecrim, em Casa Forte; e Satori, em Aldeia. Unidos com a Escola e o Curso, formam uma rede que atua em conjunto pelo atendimento integral da criança e a disseminação da Pedagogia Waldorf e dos cuidados para com a infância. Além do trabalho pedagógico com as crianças e suas famílias, promovem conjuntamente encontros, estudos e eventos para alcance destes objetivos.
 
 
Texto de Maria Júlia Sette 
Assessoria de comunicação da Escola Waldorf Recife
E-mail: mjuliasette@hotmail.com

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PROGRAMAÇÃO (Stand Associação Pedagógica Waldorf do Recife)


QUINTA-FEIRA (28.11) às 17h

“Método Padovan de Reorganização Neurofuncional” - As fonoaudiólogas Carla Pires e Janise Paiva apresentarão a abordagem terapêutica, baseada na Antroposofia, que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o sistema nervoso.


SEXTA-FEIRA (29.11) às 17h

Roda de conversa com Materneiras e Jardineiras Waldorf

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Saiba mais sobre as iniciativas waldorf em Pernambuco acessando os links abaixo:

• Escola Waldorf Recife - http://www.escolawaldorfrecife.org

• Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf -
http://www.escolawaldorfrecife.org/#!curso-de-formao/c19l3

• Jardim Curumim - https://www.facebook.com/JardimCurumim 

• Jardim Alecrim - http://jardimalecrim.com.br

• Jardim Satori - https://pt-br.facebook.com/public/Jardim-Satori

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