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quinta-feira, 2 de maio de 2013

O papel dos Bonecos de inspiração Waldorf::em junho Oficina com Nina Veiga


Para a Pedagogia Waldorf a boneca tem uma importância e intimidade no brincar infantil que não ocorre com os outros brinquedos. Independentemente da idade ou do gênero, a boneca é para a criança um companheiro, um amigo muito próximo de seu coração. Acompanha a criança em todos os seus caminhos, na cama, no brincar, no consolo de suas tristezas e nas suas alegrias. Podemos chamar de “pedagógica” a boneca construída observando alguns parâmetros: material natural, proporções e forma correspondentes às humanas saudáveis, fisionomia sem caricaturas ou expressões fixas, confecção manual. Além disso, seu manuseio deve possibilitar o livre brincar, a fantasia e a expressão da criança. Toda criança deve ter "a sua boneca" ou boneco principal. Essa boneca deve ser um espelho da criança, onde se reflete sua anatomia e suas características étnicas. Se a criança for morena ou loira, a boneca também o será, quando negra ou parda, a boneca deve ser da mesma cor. Além disso, toda criança deve brincar com "bonecas amigas" de várias etnias. É de grande importância para a criança aprender a amar e a conviver com todas as matizes da diversidade humana e, para isso, os bonecas são excelentes professores.


 A boneca étnica negra e parda
O papel da boneca étnica, negra e parda, é de grande importância para a valorização da auto-estima e do reconhecimento da identidade afro-brasileira das crianças, tanto na família e na sociedade quanto na escola. A criança negra ou parda deve ter "a sua boneca" como seu espelho, onde se reflete sua anatomia e suas características étnicas. Ela também deve ter bonecas de etnias diferentes da sua para aprender a amar e a conviver com as diferenças. Através da identificação étnica com a boneca, a criança pode fortalecer sua identidade, aprender a valorizar a si e aos seus semelhantes e reconhecer, para toda a vida, suas raízes, livre de preconceitos ou estereótipos. Para os educadores, a boneca étnica também é um importante instrumento de vivência em sala de aula. As várias etnias reunidas no brincar pedagógico em sala de aula têm o poder de promover a interação social, a tolerância e o respeito pelas diferenças. Crianças que, no brincar livre, têm a oportunidade de aprender a conviver com a diversidade social tornam-se adultos mais preparados para a vida em sociedade.
                                           
  Bonecos waldorf meninos

O brincar com bonecas tem uma importância especial para os meninos. Todo menino deve ter "o seu boneco" que o acompanhe em todos os seus momentos, no brincar, no consolo de suas tristezas e nas suas alegrias. O menino não estabelece esse relacionamento com uma bola ou um carrinho. Além disso, quando o pai presenteia o filho com um boneco, colabora para a quebra de estereótipos que podem atrapalhar a criança em suas relações sociais e familiares quando adulto. Ao brincar com seu de boneco, o menino amplia sua possibilidade de se tornar um ser humano mais completo e amoroso.

Por que as bonecas são confeccionadas com material natural?
Os materiais naturais que constituem os brinquedos pedagógicos inspirados na Pedagogia Waldorf oferecem para a criança uma vivência tátil muito rica. Esses elementos possibilitam o encontro da criança com as leis naturais contidas no material. O contato da criança com materiais vivos ajuda no desenvolvimento do sentido do tato, importante base para o desenvolvimento saudável da percepção do eu no mundo.


O rosto

O rosto não é muito definido, pois um rosto totalmente estruturado estabelece uma impressão fixa na criança. Os olhos e a boca são apenas sugeridos, deixando livre a fantasia, para que possa chorar ou rir, dependendo do estado anímico da criança. Toda boneca é tanto melhor quanto mais indefinida seja sua expressão.


Por que as bonecas não vêm com nome?

Nossas bonecas não vêem com nome próprio. Esse deverá ser escolhido pela própria criança, como os pais escolhem o nome para seus filhos. Além disso, cada boneca possui sua própria característica, mesmo sendo do mesmo tamanho e modelo, elas nunca são iguais.


Informações/inscrições

(81) 8875.9230 e 9672.4669
jardimmaturi@gmail.com

Quem é Nina Veiga?
É mestre em Cultura e Linguagem, psicopedagoga institucional e clínica, especialista em Docência do Ensino Superior.Qualificada em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Terapêutica é professora universitária em pós-graduações e ministra cursos, palestras e workshops relacionados a pedagogia, arte e terapia.
Desde 1991, desenvolve em seu atelier brinquedos inspirados no conhecimento antroposófico, levando em conta a imagem ampliada do homem e as necessidades terapêuticas da criança moderna.
Realiza anualmente exposições de suas obras em pintura, tecelagem e arte manual.
Atualmente, além das atividades acadêmicas e do atelier, a artista mantém blogs e uma coluna semanal impressa, onde publica suas crônicas e divulga arte, pedagogia, cultura e literatura.

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