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sábado, 1 de dezembro de 2012

Palestra com o Médico Escolar Dr. Paulo Tavares no Auditório da FAFIRE:: 06 Dez às 19h

A Escola Waldorf Recife convida toda a comunidade para palestra com o Dr. Paulo Tavares, Médico com orientação Antroposófica e Médico Escolar da Escola Waldorf Moara, de Brasília. 
Ela ocorrerá na próxima quinta-feira (06/12), às 19h, no Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).
O tema será: “O CUIDAR DA CRIANÇA NO MUNDO ATUAL: Como diminuir o impacto do apelo sensorial para preservar a criança da fadiga crônica”.



O que é a Medicina Escolar?
O desenvolvimento infantil e as questões escolares sempre estiveram entrelaçadas, sendo fundamental o amadurecimento de estratégias facilitadoras na relação Saúde-Educação.

Com o surgimento do método pedagógico Waldorf e da Medicina Antroposófica, a partir de Rudolf Steiner, apresenta-se uma nova forma de atuação no campo da Medicina: o médico escolar como membro do corpo docente, participando da rotina escolar. Apresenta-se como um mediador entre a criança, por um lado, e os pais e professores do outro.

O médico escolar busca compreender, em especial ao desenvolver qualidades diagnósticas essencialmente vinculadas à Observação, as diversas questões vinculadas ao desenvolvimento da criança, inserida em uma comunidade escolar, diante de suas inevitáveis dificuldades, pelo menos em alguma instância.

As medidas médico-pedagógicas que surgem como consequências da atividade conjunta com o corpo docente não visam apenas um restauro imediatamente perceptível, mas principalmente uma meta distante, que é a orientação do desenvolvimento, de tal maneira, que o ser humano tenha mais tarde, à sua disposição, todas as suas forças e potencialidades, nas diferentes fases de sua vida quando adulto.

A atuação do médico escolar, portanto, destina-se, em especial, à promoção das forças da Saúde, a partir do seu campo de atividades e funções na Escola. Situado no ambiente do ensino e sendo conselheiro dos professores, tem a sua disposição, inclusive, as medidas pedagógicas como possibilidades terapêuticas: eis porque a atividade médico-escolar representa uma forma especial de atividade médica, que a diferencia amplamente, em diversos aspectos, da atividade clínica formal.

Os cuidados com a corporalidade, em toda a sua complexidade, são condições prévias para uma atividade pedagógica dotada de sentido, e como por essa via, o médico torna-se educador, auxiliar no campo pedagógico, assim como, em diferentes instâncias, o professor exerce atividades terapêuticas, na rotina escolar, pelo fato de que as intervenções pedagógicas exercerem forte influência sobre o Organismo, interferindo no curso do desenvolvimento.

Essa atividade médica, portanto, constitui-se em uma importante ação no sentido da integração Saúde -Educação, tão importante no mundo contemporâneo, em prol da Infância, convergindo com as recomendações da UNESCO para uma Educação no século XXI.




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