Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Curso de Logoarte: em busca do sentido da vida através da arte :: Escola Waldorf Recife :: 5, 6 e 7 de Abril

Curso de Logoarte: em busca do sentido da vida através da arte
 com Marianne da Silva Prado
Designer ,Terapeuta artística,Diplomate em Logoterapia pelo
Victor Frankl Instituto de Dallas, Faculty member do Victor Frankl Instituto de Dallas
Coordenação compartilhada pelo grupo de participantes*




Primeiro módulo em abril nos dias:
·  5 e 6 das 8h às 19h
·  7 das 14:30 às 19:30h
·  Local: Escola Waldorf Recife.

Próximos módulos previstos para 2014:  julho,setembro e novembro.
Material 
·  pincel chato nº 22  pelo macio (de cabo vermelho, sugestão marca tigre)
·  caderno para anotação;
·  lápis, caneta
 !Levar lanchinho saudável e gostoso para compartilhar!

Temas abordados:
·         Aquarela: molhado no molhado, cores e perspectiva ( prática em todos os módulos);
·         Argila: tridimensionalidade( prática em todos os módulos);
·         Desenho de forma( prática em todos os módulos);
·         Biografia e imagem do homem;
·         Temperamentos e ritmos;
·         Imagem das doenças e órgãos ;
·         Observação dos exercícios práticos em todos os módulos.
Entre os módulos serão pedidos trabalhos, leituras e exercícios a serem realizados com outras pessoas (ex.: 10 pinturas com 10 pessoas diferentes).
A leitura prévia do livro O Homem em Busca de Sentido, de Viktor Frankl é recomendada como uma introdução ao tema Logoterapia.



         INFORMAÇÕES: Adriana (97438504) e Antonieta (86938670)

Logoarte é a união dos princípios da Logoterapia com a arte. Victor Frankl coloca que não somos passivos frente à vida, e sim ativos. Assim quando realizamos atividades artísticas ativamos no indivíduo sua força de atuar. A arte nos proporciona as três formas de encontrar sentido na vida: a criatividade, vivências e a mudança de atitude. A expressão oral não se mostra fácil para todas as pessoas, a arte pode servir como uma linguagem alternativa para estes indivíduos, e enriquecer a expressão de todos. Através da arte podemos ter uma imagem concreta, que pode ser observada e trabalhada, e assim pode-se chegar a questões que podem ser transformadas dentro do processo daquela pessoa de forma mais diretiva.

A pintura na Terapia Artística:
“A pintura e as imagens em geral têm uma especial relação para com as forças que partem do coração. Assim como as cores vivem entre a luz e a escuridão, a alma humana vive também entre a alegria e a tristeza, prazer e sofrimento. A alma pode ser comparada ao aparelho respiratório: é saudável quando o fluxo do inspirar e expirar estão em equilíbrio. Quando uma pessoa já não consegue ‘respirar’ com a sua alma tendência é adoecer, principalmente nas regiões do aparelho respiratório e circulatório.” 
Dra Margareth Hauchka

terça-feira, 25 de março de 2014

Ainda há vagas! .:. Curso Recife de Fundamentação em Pedagogia Waldorf


































O Curso Recife de Fundamentação em Pedagogia Waldorf oferece uma visão ampla e espiritualizada do ser humano em seu desenvolvimento. Através de conteúdos expositivos e vivências artísticas inspiradas pela antroposofia, o curso proporciona as bases fundamentais para atuação como educador Waldorf.
Público & Pré-requisitos
Este curso destina-se a todas as pessoas que atuam ou desejam atuar em Escolas Waldorf e que são profissionais da área da educação. O interessado deve ter idade superior a 21 anos; ter cursado ou estar cursando o ensino superior e ter feito a leitura de 
A Pedagogia Waldorf, de Rudolf Lanz.


Duração, Formato, Programa & Local
O curso está dividido em 18 módulos, ao longo de quatro anos e meio. São quatro módulos por ano, com duração de 8 dias cada. Os módulos ocorrem em época de férias e feriados: Janeiro, Páscoa, Julho e Outubro. A carga horária total é de 1.170 horas-aula e de 125 horas de estágio. Os módulos são em formato de semi-internato (alimentação inclusa), de sexta feira à noite ao sábado subsequente, e ocorrerão na sede da Escola Waldorf Recife, podendo ocorrer atividades em outros locais. Cada módulo constitui-se de palestras ou estudos, intercaladas com atividades artísticas, abordando: Fundamentação Antroposófica, Desenvolvimento Humano, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Certificação*
Para obtenção do certificado de conclusão, reconhecido pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil, é imprescindível a participação em todos os módulos; a entrega de trabalhos sobre os temas solicitados; a elaboração de monografia ao final do curso; a realização de estágios a partir do 2º ano do curso; e estar com as mensalidades quitadas.
* Este curso não substitui a exigência de diplomas específicos para atuação nas diversas profissões.

Investimento
Investimento
• Primeiro Módulo: R$ 990,00
Inspirados na fraternidade econômica proposta pela Antroposofia, há possibilidade de descontos e/ou parcelamentos para aqueles que têm real necessidade. No valor, estão incluídos honorários e passagens dos ministrantes, despesas com local, alimentação e parte do material didático específico.
Inscrições
Solicita-se o preenchimento da Ficha de Inscrição, com uma fotografia atual, e o pagamento da matrícula (Banco Bradesco, AG 2518-6, CC 19272-4, Titular: Associação Pedagógica Waldorf do Recife).
A ficha preenchida e o comprovante de depósito devem ser enviados para curso@escolawaldorfrecife.org
Inscrições também podem ser feitas na Secretaria da Escola Waldorf Recife:
Rua Regueira Costa, 166, Rosarinho, Recife-PE
tel (81) 3441 0703
cel (81) 8653.2001
e-mail: curso@escolawaldorfrecife.org
site: http://www.escolawaldorfrecife.org


Programa
Temas: Questões Pedagógicas como Questão Social , Teoria do Conhecimento, Trimembração, Quadrimembração, Os Doze Sentidos, Os Sete Processos Vitais, Cosmogonia, Observação Goetheanística, Biografia Humana, A Importância do Brincar, O Desenho Infantil, Desenvolvimento dos Sentidos, Pedagogia Curativa e Doenças Infantis, A Matemática e a Língua Portuguesa, A geo-história e a geometria, O Impulso Espiritual das Línguas Estrangeiras, O Caminho Interior do Professor, Observação de Criança, A Estrutura Social da Escola Waldorf, Trabalho com Pais, Arte Social.
Atividades Artísticas: Desenho de Forma, Aquarela, Eurritmia, Danças folclóricas, Modelagem, Ritmos com a linguagem, Rodas Rítmicas, Musicalização, Trabalhos Manuais, Contos de Fada, Desenho de giz de cera, Desenho de Lousa, Perspectiva e Luz e Sombra, Contos e Mitos, Ritmos e Brincadeiras com a Língua Alemã, Arte da Fala, Recitação, Teatro.
Realização & Equipe
Este Curso é promovido pela Associação Pedagógica Waldorf do Recife, instituição sem fins lucrativos voltada, principalmente, para a realização e promoção da Pedagogia Waldorf em Pernambuco. A Associação fundou a Escola Waldorf Recife em 1999 e deu início a este curso em 2009.


Coordenação Pedagógica: Kátia Galdi, tutora pedagógica da Escola Waldorf Recife; coordenadora e docente em cursos de formação de professores Waldorf no Brasil; professora há 30 anos, atuando em escolas Waldorf há 13 anos.

Coordenação Local: Inocência Wanderley, co-fundadora da Associação Pedagógica Waldorf do Recife e da Escola Waldorf Recife e professora Waldorf desde 2000.

sábado, 22 de março de 2014

A alimentação infantil segundo a Antroposofia



Foi o tema da nossa Reunião Pedagógica realizada na última quinta-feira (20/03).
Discutimos sobre o sentido, o significado e a base da alimentação segundo a Antroposofia. E realizamos um  interessante debate sobre o comportamento alimentar das crianças na atualidade e suas consequências.
A relevância do tema é indiscutível, uma vez que é na infância e na adolescência que os hábitos alimentares, o comportamento alimentar e mesmo a preferência por determinados tipos de alimentos, sabores e texturas são formados.  E os adultos exercem papel fundamental na formação do padrão alimentar das crianças que atuarão na construção do seu corpo e da sua saúde por toda a vida.
Para ler sobre o assunto acesse os links abaixo.
1. A alimentação da criança de 0 a 3 anos – Um CaminhoAntroposófico
2. Nutrição Antroposófica

quarta-feira, 19 de março de 2014

A HISTÓRIA DA SEGUNDA SALA

A segunda sala do Jardim Maturi é fruto das ações e doações de pessoas amigas.
Construída de forma coletiva e ecológica (técnica taipa), foi inaugurada em fevereiro de 2014.
Este vídeo tem como objetivo mostrar todo o processo da construção e a história da segunda sala do Jardim Maturi.