Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As Necessidades Básicas das crianças de 0 a 3 anos:: 8 a 10 Nov :: na Escola Waldorf Recife




Quais são as necessidades básicas das crianças de 0 a 3 anos?

Quais são as fases próprias dessa idade?

Como se dá o desenvolvimento neuropsicomotor?

 Qual a  importância da movimentação livre, da aquisição do andar, do falar e pensar?

O que é a  integração dos reflexos primitivos e dos sentidos?

Qual a necessidade da formação do vínculo?

O que é a birra?


Estes e outros temas serão abordados no Encontro Nordeste de Materneiras, entre 08 e 10 de novembro, pela especialista Pilar Borba.

Também contaremos com a participação especial da professora waldorf Noêmia Guimarães que ministrará as aulas de canto, parte artística do evento.

O encontro de materneiras é um projeto promovido pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil que visa realizar a capacitação das professoras que atuam com crianças pequenas, conhecidas nas escolas waldorf como materneiras. Ele já ocorre com frequência na região Sudeste e pela primeira vez será realizado no Nordeste.

Além das professoras waldorf, também poderão participar educador@s, mães, pais, enfim, todas as pessoas que lidam com crianças que possuem a faixa etária abordada no encontro.
....................................................................................................................................................................................................

INSCRIÇÕES
Valor da Taxa de Inscrição:   R$ 40,00 (para professoras e professores) 

          R$ 70,00 (demais participantes)
Local: na Escola Waldorf Recife ou através do email  - administra@escolawaldorfrecife.com.br



Informações: (81) 3441.0703 - administra@escolawaldorfrecife.com.br 
.............................................................................................................................................................

Pilar Tetilla Manzano Borba
Terapeuta Ocupacional com especialização em tratamento neuroevolutivo,Conceito Bobath, Terapia de Integração Sensorial, problemas de Aprendizagem, Recursos em Educação Extra-Lesson.Pedagoga Waldorf.
Pós-Graduada em Antroposofia na Área da Saúde
Professora nos cursos de Pedagogia Waldorf
Consultora Educacional de creches, maternais e jardins de infância em escolas de educação infantil municipais, particulares e Waldorf.
 

Noêmia de Freitas Guimarães
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Especialização em Pedagogia Waldorf na Escola Rudolf Steiner de São Paulo,
Caminha pela Pedagogia Waldorf desde 1991
Atua como professora na Escola Waldorf Recife.
 
 
 

.................................................................................................................

PROGRAMAÇÃO

Horário
SEXTA-FEIRA (08/11)
19h às 20h30
Palestra Aberta com Pilar Borba: “As necessidades básicas das crianças de 0 a 3 anos”

Horário
SÁBADO (09/11)
08h às 08h30
Ritmo (Janise Paiva)
08h30 às 10h
Palestra (Pilar Borba)
10h às 10h30
Intervalo (Lanche)
10h30 às 12h
Atividade artística (Noêmia Guimarães)
12h às 14h
Almoço (Livre)
14h00 às 15h
Atividade artística (Noêmia Guimarães)
15h30 às 16h
Intervalo (Lanche)
16h às 17h30
Palestra (Pilar Borba)

Horário
DOMINGO (10/11)
08h às 08h30
Ritmo (Janise Paiva)
08h30 às 10h
Palestra (Pilar Borba)
10h às 10h30
Intervalo (Lanche)
10h30 às 11h30
Atividade artística (Noêmia Guimarães)
11h30 às 12h
Encerramento / Entrega dos certificados

 .................................................................................................................................................

 REALIZAÇÃO

FEWB

ORGANIZAÇÃO



Jardim Curumim


Jardim Satori
 
 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É primavera no Maturi!

"Bela Primavera, perfuma o ar! E os passarinhos estão a cantar!..."
É primavera no Maturi!
Viva a primavera!
 
Agora os dias e as noites se fazem iguais. O frio e a escuridão dão lugar ao calor e luz do sol. Surgem as flores, as cores, o canto dos pássaros, a alegria, o desabrochar da natureza...
Para entender todo o seu significado e beleza é preciso estarmos atentos ao que ocorre na natureza neste período.
No domingo próximo passado celebramos com as crianças e as famílias a chegada da primavera.
Festejar o retorno desta estação é um costume adotado nas escolas waldorf, mas existe registro destas festividades desde a antiguidade.
 
 

 
 

 

















terça-feira, 8 de outubro de 2013

Festa da Primavera no Jardim Maturi :: Domingo, 13 de outubro :: 9h às 12h30


Saindo dos ventos de agosto, os dias ficam mais longos, o ar se aquece aos poucos, deixando para trás o nosso inverno. Interiormente nos preparamos para a chegada da primavera. Muito mais sutil na zona tropical que na zona temperada, mostra entretanto como a vida anímica da terra começa a se manifestar mais intensamente em sua superfície. Há uma força impulsionadora de dentro para fora, em direção ao sol.


Nascem e desabrocham muitas flores, multicolorindo e perfumando o nosso ambiente. Mas o “mato” cresce também, exigindo que fiquemos atentos para vê-lo e arrancá-lo, não permitindo que encubra as flores. 

*************************************


Celebremos a Primavera com as crianças numa manhã de artes, atenção e encontro no Jardim Maturi!

Festa da Primavera no Jardim Maturi
Domingo, 13 de Outubro, das 9h às 12h30

9h Oficina de Flores . Decoração . Brincadeiras livres
10h  Roda de conversa e Caminhada das crianças
11h  Lanche Coletivo (traga uma opção saudável)
11h30  Apresentação de teatro e Roda rítmica
12h Arrumação e Encerramento

*************************************
COMO CHEGAR...

O Jardim Maturi está localizado na Zona Rural de Olinda, onde também estão as antenas da TV Globo, Tribuna e Manchete.

DE CARRO OU BICICLETA:
Vindo pela Av. Agamenon Magalhães (no sentido Recife--> Olinda), seguir rumo à PE-15, no sentido Paulista. Na PE-15, imediatamente após o TERMINAL DE PASSAGEIROS (INTEGRAçãO DE OLINDA), fazer o contorno (como se fosse voltar para Recife) e, em seguida, pegar a 1ª avenida à direita (Av. 2ª Perimetral, ou, simplesmente, Av. Perimetral). Após 1.300 metros, na AV. PERIMETRAL, procurar o BAR DA ACEROLA, na calçada direita, e entrar nesta estradinha de barro (Estrada Velha de Ouro Preto). É a mesma que leva ao COQUEIRAL PARK e ao CEMITéRIO PARQUE DE OLINDA. Subir a LADEIRA DA AMIZADE e seguir sempre pela estrada principal (na direção do Cemitério Parque de Olinda). Passar o Coqueiral Park e, após 1km, entrar à esquerda assim que avistar uma parada de ônibus desativada na calçada direita (próximo à Venda de Nicinha). Em seguida, virar na primeira à esquerda novamente. O SíTIO NOVA CANAÃ fica no final da rua. O JARDIM MATURI está nesta propriedade.

DE ÔNIBUS DE RECIFE:
Pegar o ônibus ÁGUAS COMPRIDAS, cujo terminal está localizado na AVENIDA GUARARAPES. Ele passa pela Av. Suassuna, João de Barros, Encruzilhada, Estrada de Belém e Av. Presid. Kennedy. Descer no Terminal do ônibus ÁGUAS COMPRIDAS e caminhar no sentido do Cemitério Parque de Olinda. Passar o Cemitério, virar à direita e seguir 650 metros, até encontrar uma parada de ônibus desativada (em frente à
Venda de Nicinha). Entrar à direita e, em seguida, a primeira à esquerda. O SíTIO NOVA CANAã fica no final da rua. O JARDIM MATURI está nesta propriedade.

DE ÔNIBUS DE OLINDA:
Pegar ônibus para o TERMINAL DE CAENGA (RIO DOCE/CAENGA OU GETúLIO VARGAS/CAENGA). Eles passam pela Av. Getúlio Vargas, Varadouro, Av. Presid. Kennedy. Descer no TERMINAL DE CAENGA e caminhar no sentido do Cemitério Parque de Olinda. Passar o Cemitério, virar à direita e seguir 650 metros, até encontrar uma parada de ônibus desativada (em frente à Venda de Nicinha), entrar à direita e, em seguida, a primeira à esquerda. O SíTIO NOVA CANAã fica no final da rua. O JARDIM MATURI está nesta propriedade.

*************************************
Arte sobre aquarela de Pedro Henrique, aluno da Escola Waldorf Recife. O Jardim Maturi agradece.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ute Craemer visita o Jardim Maturi e o Sítio Nova Canaã

Na manhã da última sexta-feira (27/09) tivemos a honra de receber a visita da querida e renomada  Ute Craemer em nosso Jardim.
Ute Craemer é professora Waldorf, palestrante internacional e tem um vasto histórico relacionado às causas sociais, principalmente em  defesa da infância.
Além de realizar um passeio pelo Sítio Nova Canaã, local onde o Jardim Maturi está inserido, ela realizou uma roda de conversa com algumas mães, pais e fundadoras que vieram especialmente recepcioná-la. Entre os diversos assuntos abordados, ela compartilhou um pouco da sua experiência  com a Associação Comunitária Monte Azul em São Paulo, fundada por ela em 1979. Ela ficou encantada com o nosso espaço e com o Sítio Nova Canaã,  chamou-o carinhosamente de  “o jardim da floresta”, em uma de suas falas no Encontro Nordeste de Micael. Sua presença e seus relatos trouxeram a todas(os) muita inspiração e ideias neste momento em que estamos oficializando a Associação Pedagógica Maturi.
Agradecemos à Associação Pedagógica Waldorf do Recife pela oportunidade deste pequeno e inspirador encontro.